Segundo a ACI 360R-06 (2006) entende-se laje sobre o solo, uma laje apoiada no solo, cuja a principal finalidade é suportar as cargas aplicadas através da tensão admissível de suporte do solo (capacidade do solo).
O radier pode ser uniforme ou de espessura variável, e pode incluir elementos de enrijecimento como nervuras ou vigas. A laje pode ser de concreto simples, concreto reforçado (concreto armado) ou concreto protendido.
Falando sobre o desenvolvimento do mercado de cordoalhas engraxadas e plastificadas, pode-se mencionar que 80% das construções residenciais que não utilizam porões, nos Estados Unidos, eram feitas sobre radiers (S.O.G. –“Slab On Ground”) protendidos com cordoalhas engraxadas e plastificadas – os chamados cabos monocordoalhas, onde cada cordoalha é fixada por uma só ancoragem em cada extremidade.
O método dos elementos finitos pode ser utilizado para analisar as lajes sobre o solo, particularmente aqueles com descontinuidades.Vários modelos têm sido propostos para representar a laje (Spears e Panarese 1983; Pichaumani 1973). Normalmente, estes modelos utilizam combinações de vários elementos, tais como blocos elásticos , blocos rígidos e barras de torção, para representar a laje. O subleito é geralmente modelado com molas lineares (subleito de Winkler) colocada sob as articulações nos nós.
Recomenda-se para a resistência à compressão do concreto aos 28 dias para os projetos de lajes sobre o solo, o seguinte:
fc28 ≥ 27 MPA (concreto simples)
fc28 ≥ 31 MPA (concreto simples)
Embora resistências à compressão menores possam satisfazer o dimensionamento final da laje sobre o solo, há sem dúvida uma estreita relação entre a resistência à compressão e a qualidade do concreto. Do ponto de vista da resistência, a relação água/cimento-porosidade é indiscutivelmente o fator mais importante porque, independentemente de outros fatores, ela afeta a porosidade tanto da matriz pasta de cimento como da transição entre a matriz e o agregado.
O que é radier protendido??
Para entendermos melhor o que é radier protendido vamos entender algumas definições:
Concreto Protendido= Concreto no qual tensões internas (forças) são induzidas por meio de cordoalhas de aço esticadas. Realizado por dois métodos: protensão pós-tracionada e protensão pré-tracionada.
Concreto Protendido Pós-Tracionado=É geralmente executado nos canteiros de obras. O aço é tracionado após o concreto ter atingido perto de 75% de sua resistência especificada. Nesse momento o concreto é comprimido pelo aço. A maioria dos radiers são feitos nessa modalidade.
Concreto Protendido Pré-Tracionado= É produzido em fábricas de construções pré-fabricadas protendidas. O aço é tracionado antes do lançamento do concreto e suportado por estruturas colocadas nas extremidades de longas pistas de pré-fabricação. Depois disso o concreto é lançado, envolve e adere às cordoalhas. Assim que o concreto atingiu cerca de 75% da resistência especificada, faz-se a transferência da força das cordoalhas para o concreto cortando-se as cordoalhas entre ele e a estrutura da extremidade da pista. A efetiva aderência das cordoalhas ao concreto faz com que este seja comprimido.
Cordoalha= Arames de aço de alta resistência enrolados entre si ou ao redor de um fio central. Em cabos não aderentes, a cordoalha de sete fios é usada quase que exclusivamente.
Cabo= O conjunto completo consistindo dos dispositivos de ancoragens, aço de protensão (cordoalha), revestimento de graxa e bainha plástica. Ele proporciona a força de protensão que vai agir sobre o concreto.
Concreto Protendido Pós-Tracionado
Cabos de aço são tracionados no canteiro de obras depois que o concreto foi lançado e adquiriu a resistência suficiente.
O concreto protendido com pós-tração, é basicamente um método de aplicação de protensão em estruturas. A habilidade de protender no canteiro de construção elimina o custo de transporte das peças e torna possível a utilização dos benefícios da protensão em estruturas de grande extensão. As outras vantagens da pós-tração incluem a construção de vãos contínuos e o direcionamento da força de protensão.
A seqüência de construção em pós-tração também é diferente daquela usada na pré-tração.
Primeiro, as fôrmas são colocadas e os cabos de pós-tração ainda não tensionados são colocados na fôrma em seus devidos lugares. As barras de aço comum aderente também são colocadas nos locais especificados e todo o aço é seguramente amarrado na posição definida pelo engenheiro estrutura
No próximo passo, o concreto é colocado na fôrma envolvendo os cabos até atingir o grau de endurecimento necessário (por exemplo, o concreto é colocado na sexta-feira e protendido na segunda-feira).
Depois que o concreto endureceu, o aço de protensão (separado do concreto pela bainha de polietileno) é tensionado por um macaco hidráulico que se apóia diretamente na placa de ancoragem embutida no concreto endurecido. A força no aço é então transferida para o concreto através dos dispositivos de ancoragem nas extremidades do elemento estrutural.
Concreto Protendido Pós-Tracionado
Algumas vantagens do concreto protendido pós-tracionado:
1. Efetivo e eficiente uso de materiais de alta resistência (concreto e aço)
2. Seções mais esbeltas e leves, permitindo estruturas mais atraentes
3. Vãos longos mais econômicos (menor número de pilares)
4. Melhor controle das flechas
5. Redução das fissuras
6. Construção impermeável
7. Custos de manutenção reduzidos
8. Custo de vida útil mais baixo
9. Fôrmas simples e de fácil montagem/desmontagem, resultando em menos mão-de-obra,rapidez na execução e enorme economia
10. A ausência de vigas e a concretagem dos pilares antes da laje resulta em aumento da precisão e da qualidade da estrutura
11. Facilidade de execução dos processos da estrutura, resultando em menor custo do edifício (muito importante).
O concreto protendido pós-tracionado proporciona as seguintes vantagens em relação ao concreto protendido pré-tracionado:
1. Continuidade estrutural dos componentes (difícil de executar na pré-tração)
2. Protensão em estágios
3. Protensão no campo
4. Perdas de protensão reduzidas
5. Conexões em campo para elementos pré-moldados
6. Construção em áreas limitadas ou de acesso restrito
7. Uso de mão-de-obra e materiais locais
8. Uso de cabos com catenária, diminuindo o custo da armadura frouxa
O que é radier protendido com sistema encapsulado??
Um sistema constituído de conexões à prova d’água nas ancoragens ativas, intermediárias e passivas, que tem a cavidade ao lado da cunha, posteriormente coberta por uma tampa impermeável cheia de um material inibidor de corrosão.